ATEX - Atmosferas explosivas

Tendo como motivo o DNPST - Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho a A.Ramalhão publica a 3ª edição do seu documento Perguntas e Respostas ATEX

DNPST

Tal como nos anos anteriores, a A.Ramalhão não pretende “deixar passar em branco” este dia tão assinalado e importante como é o Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho. De modo a celebrar este dia, e promovermos a sensibilização para as temáticas de segurança no trabalho publicamos a 3ª edição das Perguntas e Respostas sobre Atmosferas Explosivas (ATEX).

As consequências decorrentes de uma possível explosão podem ser catastróficas, pelo que a avaliação de risco devido à formação de atmosferas explosivas é um aspeto crucial à adequada segurança de pessoas e bens, pelo que não deve ser negligenciado. A avaliação de risco ATEX é uma avaliação específica, no domínio da segurança no trabalho, que deve ser realizada em todas as atividades com manipulação de substâncias inflamáveis (gases ou vapores) ou poeiras combustíveis. Prevista na legislação nacional desde 2003, a prevenção da formação de atmosferas explosivas é um tema pouco abordado no nosso país, no entanto, nos últimos anos a preocupação com este perigo tem sido crescente assim como as questões associadas a esta temática.

Para conhecer as principais perguntas e respostas associadas às atmosferas ATEX consulte o documento >>.

A 1ª e a 2ª edição deste documento ATEX tiveram como base, a partilha das dificuldades nesta temática nos WorkShops “ATEX – ATMOSFERAS EXPLOSIVAS” que a A.Ramalhão promoveu. Caso pretenda contribuir com uma questão ATEX para a próxima edição das Perguntas e Respostas ATEX envie-nos um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.