EDIÇÃO (Online) - Curso de Legislação de Segurança e Saúde no Trabalho | 4, 9, 11, 18 e 23 fev-2021

Formação: 2ª Edição (Online) - Curso de Legislação de Segurança e Saúde no Trabalho
 
 
Aceda ao Programa: programa>>
 
Local: Formação Online
 
Datas: 4, 9, 11, 18 e 23 fev-2021
 
Investimento: (Clientes A.Ramalhão 10% de desconto)
  • Valor por módulo: 195€ + IVA
  • Valor curso completo (5 módulos): 625 €+ IVA
 Cartaz-Curso-de-Legislacao-de- Seguranca-e-Saude-no-Trabalho-Formacao-especializada-fev-21
 
Horário e Conteúdo Programático:
 
Módulo 1 | Enquadramento geral e RJPSST
Data: 4 fevereiro 2021
Horário: 9h-13h – 14:30/h -16:30h
»Regime Jurídico Promoção SST
»Acidentes de trabalho e doenças profissionais
»Movimentação manual de cargas
»Equipamentos de proteção individual
»Sinalização de segurança
»Equipamentos dotados de visor
Caso prático do módulo 1: Evidências para uma auditoria de conformidade legal à Lei 102/2009, de 10 setembro e ao requisito consulta aos trabalhadores
 
Módulo 2 | Segurança Industrial
Data: 9 fevereiro 2021
Horário: 9h-13h – 14:30/h -16:30h
»Reg.Geral SHT de estabelecimentos industriais
»ATEX – Atmosferas Explosivas
»SCIE – Segurança Contra Incêndios em Edifícios
»Máquinas e Equipamentos de trabalho
»Equipamentos sob pressão
»Instalações elétricas
Caso prático do módulo 2: A decisão final sobre o caso prático 2 a propor está dependente da análise dos objetivos e expectativas dos formandos indicados no formulário de inscrição deste módulo.
 
Módulo 3 | Agentes químicos e biológicos
Data: 11 fevereiro 2021
Horário: 9h-13h – 14:30/h -16:30h
»Agentes químicos
»Agentes químicos cancerígenos e mutagénicos
»Amianto
»Agentes biológicos
Caso prático do módulo 3: A decisão final sobre o caso prático 3 a propor está dependente da análise dos objetivos e expectativas dos formandos indicados no formulário de inscrição deste módulo.
 
Módulo 4 | Agentes Físicos
Data: 18 fevereiro 2021
Horário: 9h-13h – 14:30/h -16:30h
»Ruído
»Vibrações
»Iluminância
»Ambiente térmico
»Campos eletromagnéticos
» Radiações
Caso prático do módulo 4: A decisão final sobre o caso prático 4 a propor está dependente da análise dos objetivos e expectativas dos formandos indicados no formulário de inscrição deste módulo
 
Módulo 5 | QAI, Legionella e Radão
Data: 23 fevereiro 2021
Horário: 9h-13h – 14:30/h -16:30h
»Qualidade do Ar Interior
»Legionella
» Radão
Caso prático do módulo 5: A decisão final sobre o caso prático 5 a propor está dependente da análise dos objetivos e expectativas dos formandos indicados no formulário de inscrição deste módulo
 
Funcionamento da Formação Online: Funcionando em modo síncrono. Este formato permite que o formando interaja à distância com o formador e os restantes formandos como numa formação presencial.
 
Objetivos
No final da formação, os formandos deverão :
- Ter conhecimento do atual enquadramento legal em matéria de segurança e saúde no trabalho de acordo com o programa apresentado;
- Interpretar os diplomas e identificar os principais requisitos legais;
- Aplicar os diversos diplomas em diferentes organizações e atividades;
- Resolver casos práticos.
 
Destinatários
Quadros médios e superiores das organizações. Técnicos de segurança. Consultores. Outros profissionais com interesse no tema.
 
Formadores
Ana Santos: Consultora em Ambiente e Segurança no Trabalho da A. Ramalhão, e técnica de laboratório. Mestre em Engenharia do Ambiente pela FEUP. Técnica Superior de Segurança no Trabalho. Auditora nos referenciais ISO (ISO9001, ISO140001, ISO45001). Formadora nas áreas de ambiente e segurança. 6 anos de experiência profissional.
Helena Guimarães: Responsável Técnica da Área de Ambiente Ocupacional, do ARLAB- Laboratório de Ensaios de A. Ramalhão, Lda., acreditado pela Norma NP EN ISO 17025. Mestre em Ciências e Tecnologias do Ambiente pela Faculdade de ciências da Universidade do Porto. Mestre em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais, Técnica Superior de Segurança e saúde no Trabalho. Formadora nas áreas de ambiente e segurança. 10 anos de experiência profissional.
Paula Santos: Diretora Técnica da A.Ramalhão nas áreas de Segurança e Ambiente. Licenciada em Engenharia do Ambiente. Bacharel em Saúde Ambiental. Pós- graduada em Gestão Ambiental. Técnica Superior de Higiene e Segurança do Trabalho. Vogal da CT 42-SC2-GT3. Formadora nas áreas de ambiente e segurança. Frequência do curso “Métodos qualitativos de avaliação do risco químico e modelos de estimação da exposição, INHST, Barcelona. 20 anos de experiência profissional.
Samuel Brito: Consultor em Ambiente e Segurança no Trabalho da A. Ramalhão, execução de ensaios acreditados no âmbito da segurança no trabalho. Mestre em Engenharia do Ambiente; Pós-Graduação em Sistemas Integrados de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança; Técnico Superior de Segurança no Trabalho. Formador nas áreas de ambiente e segurança. 6 anos de experiência profissional.
Coordenação da Formação: Paula Santos