“Poluição do Ar” é o tema do Dia Mundial do Ambiente em 2019

O Dia Mundial do Meio Ambiente surgiu no dia 5 de Junho de 1972 durante uma Conferência das Nações Unidas. A conferência tratava o Meio Ambiente Humano em Estocolmo, a famosa Conferência de Estocolmo. O evento foi um marco e sua Declaração Final que contém 19 princípios que assentam na necessidade de “inspirar e guiar os povos do mundo para a preservação e a melhoria do ambiente humano”, estabelecendo assim as bases para a nova agenda ambiental das Nações Unidas.

O Dia Mundial do Meio Ambiente celebra-se todos os anos no dia 5 de junho e tem um país anfitrião diferente, onde as celebrações globais oficiais acontecem. O foco no país sede ajuda a destacar os desafios ambientais que ele enfrenta e a apoiar esforços globais para solucioná-los. Neste ano, o país anfitrião é a China.

Todos os anos é selecionado um tema que chame a atenção para uma preocupação ambiental urgente. O mote de 2019 é ´Poluição do Ar´, uma questão crítica tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, nove em cada dez pessoas no mundo estão expostas a altos níveis de poluição do ar. Os resultados são a intensificação do aquecimento global, prejuízos à saúde e até rombos econômicos — segundo a ONU, a poluição do ar custa à economia global 5 trilhões de dólares por ano.

A escolha do tema para orientar as ações, este na,o é uma oportunidade para disseminar informações e estimular mais e melhores políticas pela qualidade do ar. Também é um apelo para mais investimentos em tecnologias verdes e mudanças de hábito no dia a dia de cada cidadão.

A poluição do ar tem origem em multiplas fontes. A ONU lançou um site interativo, elaborado especialmente para a data, e enfatiza a importância de se entender os diferentes tipos de poluição atmosférica para, então, combatê-la. As cinco eleitas como principais fontes de poluição atmosférica são a agricultura, a poluição doméstica, a indústria, os transporte e os resíduos.       

     DiaMundialAmbiente2    

Além de explicar de que forma cada uma delas se dá e propor medidas de combate (como o uso de combustíveis limpos, a melhoria da recolha de lixo e até a redução no consumo de carne), a organização ainda lançou um desafio para chamar a atenção das autoridades e conscientizar sobre a data.

Na Semana do Meio Ambiente, a ONU convida todos a postarem nas redes sociais uma foto com a boca e o nariz cobertos por uma máscara, em referência à poluição do ar.