Campanha 2018-19: Locais de trabalho saudáveis: gerir as substâncias perigosas

Com o objetivo de sensibilizar para a importância da prevenção dos riscos provocados pelas substâncias perigosas foi lançada oficialmente, no dia 24 de abril a campanha de 2018-2019 sobre “Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis: Gerir as Substâncias Perigosas”.

GerirSubstanciasPerigosas

As substâncias perigosas presentes no local de trabalho podem causar um vasto conjunto de problemas de saúde e doenças, bem como apresentar riscos para a segurança. A campanha de 2018-2019 pretende sensibilizar para os riscos apresentados pelas substâncias perigosas no local de trabalho e promover uma cultura de prevenção de riscos.

Deste modo, a Campanha “Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis de 20182019”, da EU-OSHA, associa-se ao Roadmap (Roteiro sobre agentes cancerígenos). O Roteiro operacionaliza o plano de ação em resultado do convite lançado por seis organizações europeias que assinaram uma convenção que as comprometia a participar num plano de ação voluntário para aumentar a sensibilização para os riscos decorrentes das exposições a agentes cancerígenos no local de trabalho e promover o intercâmbio de boas práticas.

road-on-carcinogens

A A. Ramalhão, Lda. assumiu um papel ativo nesta dinâmica, estando a organizar o “Diálogo Técnico sobre agentes químicos cancerígenos”, a realizar na tarde do dia 18 de maio, dando o seu contributo no aumento da sensibilização para os riscos decorrentes das exposições a agentes cancerígenos no local de trabalho e promover o intercâmbio de boas práticas.

Também, este ano, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado a 28 de abril, colocou em destaque a segurança e saúde dos jovens trabalhadores com o lançamento de uma campanha mundial que visa melhorar a segurança e a saúde dos jovens trabalhadores e erradicar o trabalho infantil.

A vulnerabilidade dos jovens apresenta-se em resultado da pouca experiência de vida profissional e suscetibilidade de sofrerem acidentes graves e de se tornarem vítimas de violência e assédio no trabalho.

Importa definir um conjunto de estratégias de forma a contribuir para que as próximas gerações tenham locais de trabalho mais saudáveis e seguros.

Em 28 de abril, assinalasse também o Dia Internacional em Memória dos Trabalhadores em honra dos trabalhadores que morrem ou sofrem lesões, todos os anos, no local de trabalho. É uma oportunidade ideal para promover uma gestão eficaz da segurança e da saúde e para salientar a importância da participação ativa dos trabalhadores na prevenção dos riscos.

Neste âmbito a A Ramalhão, Lda., representada pela consultora Paula Santos, marcou presença no programa do Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho (DNPST), da Força Aérea Portuguesa, que teve lugar no dia 27 de abril, contribuindo com uma apresentação sobre a temática “Toxicologia Ocupacional na perspetiva técnica”

Ainda no âmbito da celebração do DNPST, dando continuidade à atividade dos anos anteriores “O Técnico de Segurança vai à Escola” e em linha com a temática da campanha mundial que visa melhorar a segurança e a saúde dos jovens trabalhadores e erradicar o trabalho infantil, a A. Ramalhão irá realizar, no dia 12 de maio uma atividade de sensibilização para a segurança no trabalho, com as crianças e jovens que frequentam a coletividade Amigos de Aldoar (Grupo de voluntários dedicado ao trabalho social e educativo junto da população do Bairro de Aldoar, no Porto, desde 2009).

 

Segurito